A gonorreia é uma das doenças sexualmente transmissíveis mais frequentes globalmente, atingindo inúmeras pessoas a cada ano. Originada pela agente patogênico Neisseria gonorrhoeae, essa infecção pode atingir qualquer pessoa, e, se ignorada, pode desencadear danos à saúde. A seguir, abordaremos os indicadores da infecção, modos de disseminação, identificação da doença e formas de cura da infecção gonocócica.
Entendendo a Gonorreia
A gonorreia é uma doença causada por bactéria que atinge especialmente as membranas do trato reprodutivo, como canal urinário, cérvix, reto e garganta. Mesmo que tenha tratamento acessível, a demora no diagnóstico pode resultar em complicações sérias.
Principais Sintomas da Gonorreia
Os sintomas da gonorreia podem mudar entre homens e mulheres, e, em certos quadros, a doença pode não apresentar sintomas. Quando presentes, os indicadores típicos incluem:
Nos Homens:
Corrimento purulento na uretra
Sensação de queimação ao urinar
Inflamação na bolsa escrotal
Vermelhidão e inchaço na uretra
Nas Mulheres:
Secreção vaginal de aspecto incomum
Dor ao urinar
Sangramento vaginal irregular
Desconforto na relação sexual
Sensação de peso na pelve
Outras Manifestações:
A infecção pode comprometer a orofaringe, causando dor e inflamação, além de atingir os olhos e a região retal, desencadeando corrimento e prurido.
Formas de Disseminação da Doença
A principal forma de transmissão da gonorreia ocorre por meio do contato sexual desprotegido, incluindo relações vaginais, anais e orais. Além disso, a doença pode ser passada da gestante para o bebê, podendo causar problemas ao bebê, como infecção ocular grave.
Diagnóstico da Gonorreia
O diagnóstico da gonorreia pode ser feito através de exames laboratoriais, como:
Teste de urina: detecta a presença da bactéria no trato urinário.
Exame de amostra biológica: coleta de fluido corporal para identificar a presença da bactéria.
Exame de PCR: método mais preciso para detectar a infecção.
Abordagens Terapêuticas e Preventivas
A gonorreia é tratável com antibióticos, normalmente feita com esses website medicamentos. Todavia, com o aumento da resistência dos micro-organismos aos antibióticos, torna-se essencial aderir ao protocolo médico para garantir a eliminação da bactéria.